Se você depende de um gerador para energia durante interrupções ou para alimentar equipamentos essenciais, a última coisa que você quer é uma falha repentina. Infelizmente, há vários erros comuns que podem levar a falhas no gerador, e saber quais são eles pode te ajudar a evitar tempo de inatividade e custos de manutenção.
7 maiores causas de falhas em geradores de energia
Quando se trata de geradores de energia, problemas e falhas podem ocorrer por uma série de razões. No entanto, entender as causas mais comuns de falhas pode ajudar a evitar problemas graves e prevenir interrupções indesejadas.
1 . Falta de gestão adequada de combustível
O combustível deve ser armazenado em recipientes adequados, longe de fontes de calor e umidade, e deve ser utilizado antes do prazo de validade. Além disso, é importante garantir que o combustível esteja limpo e livre de contaminantes, como água e sedimentos, que podem obstruir os filtros e causar danos ao sistema de alimentação do gerador.
Uma das falhas mais comuns vem do escape de combustível, que pode acontecer quando não há manutenção regular da máquina. Isso pode fazer com que mangueira e válvulas sofram rachaduras e outras deteriorações, levando ao risco de incêndios e até vazamentos de ar dentro do tanque de combustível, que é uma outra falha grave.
2 . Sistema de combustível com ar
Geradores que ficam muito tempo desligados tendem a ter falhas relacionadas ao ar que fica preso no sistema de combustível, dificultando, principalmente, sua partida. Quando o ar entra nos bicos injetores, todo o sistema de alimentação pode apresentar problemas que irão impedir o gerador de funcionar, portanto, o ideal é ligá-lo uma vez por semana, pelo menos.
3. Problemas nas baterias
Equipamentos elétricos tendem a compartilhar um problema em comum: as baterias. A falha mais comum nelas é quando sulfatos de chumbo se acumulam, dificultando a corrente elétrica. Baterias seladas tendem a apresentar menos problemas do tipo, mas é sempre bom contar com manutenção periódica para evitar problemas.
4. Carbonização
Geradores que operam em baixa carga por períodos muitos longos podem sofrer com a carbonização. Ela acontece quando resíduos de óleo, combustível e outras partículas se acumulam sobre os componentes do gerador, podendo se soltar e danificar partes vitais do gerador.
Por esse motivo, a limpeza periódica do equipamento e seu funcionamento ocasional em alta carga são fundamentais para que ele continue funcionando bem e evite a carbonização.
5. Desarme de disjuntores
Os disjuntores servem para proteger o equipamento de interrupções repentinas em seu funcionamento e sobrecargas, mas é importante entender se o desarme está acontecendo por conta desses motivos ou algum problema mais sério. Manutenção periódica vai determinar se os disjuntores estão fazendo seu papel corretamente.
6 . Falhas de refrigeração
Quando os geradores superaquecem, eles são projetados para que desliguem automaticamente através do sistema de refrigeração. Se esse sistema apresenta falhas, ele pode demorar para reconhecer o aquecimento e desligar o equipamento mais tarde do que deveria, levando a sério riscos.
7. Cabos de controle rompidos
Os geradores de energia contam com diversos cabos que conectam e mapeiam os processos deles, sejam eles elétricos ou mecânicos. Danos por corrosão ou outros tipos podem levar estes cabos a se romperem, o que pode apresentar dezenas de problemas para o funcionamento ideal de um gerador.
Prolongar a vida útil do seu gerador é muito simples: manutenção periódica e de qualidade. Com o Contrato de Manutenção da VoltMac, você garante a segurança e funcionalidade do seu equipamento durante todo o ano, sem dores de cabeça ou preocupações. Clique aqui e saiba mais.