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O diesel é um combustível extremamente utilizado que tem origem fóssil, sendo obtido após o refinamento do petróleo. Embora outros lugares do mundo façam uso do diesel em veículos leves, no Brasil esse uso é proibido, centrando a utilização do diesel em veículos pesados, como caminhões, ônibus e trens, além de ser usado na indústria náutica e em geradores elétricos.

Cada gerador utiliza um tipo de diesel e é importante sempre consultar um profissional especializado para garantir que você estará utilizando o equipamento corretamente.

Você conhece os diferentes tipos de óleo diesel? Neste artigo, aprenda as diferenças entre eles.

  • Diesel Tipo A e B

A resolução ANP nª 42 classifica o diesel em tipos A e B. O tipo A vem do processo de refinamento do petróleo e somente dele, enquanto o tipo B passa pelo mesmo processo, mas tem biodiesel adicionado à sua composição.

O tipo A não é disponibilizado para comercialização no Brasil, enquanto o tipo B possui alguns subtipos que falaremos um pouco mais abaixo.

O que diferencia os tipos de diesel é a quantidade de enxofre em sua composição.

  • Diesel S500

Um dos tipos B de diesel, o diesel S500 tem este nome devido à sua alta concentração de enxofre na composição (500 ppm, ou partes por milhão). Este é o máximo de enxofre que o óleo diesel pode ter e ele é comercializado com a cor vermelha, com número de cetano em 42 e sem aditivos. Ele é indicado para motores fabricados até 2012, pois esses modelos eram mais preparados para a alta quantidade de enxofre na fórmula e é muito utilizado em geradores de energia.

Existe também a opção Extra Aditivado S500, que é a fórmula do diesel S500 com a adição de aditivos detergentes, anticorrosivos e outras substâncias. 

  • Diesel S10

Outro diesel tipo B, o S10 se destaca pela baixa quantidade de enxofre na fórmula: apenas 10 ppm. Essa quantidade reduzida influencia o desempenho da ignição, tornando-o mais potente, melhorando também os cuidados com o motor e o consumo dele. É o tipo de diesel mais indicado para motores de geradores elétricos que são modernos, pois eles terão o melhor rendimento possível com o S10.

O número de cetano dele é 48, ou seja, a capacidade de combustão dele é excelente e graças à maior quantidade de hidrogênio na composição, ele oferece alta capacidade solvente e é comercializado na cor amarela.

Como o S500, existe também a opção de Extra Aditivado S10, que conta a adição de inúmeros aditivos à composição. 

  • Diesel Marítimo

Próprio para embarcações, o diesel marítimo tem 5000 ppm de enxofre e tem propriedades diferenciadas em relação ao diesel tradicional. Uma delas é a propriedade de fulgor, que é 60ºC para o diesel marítimo enquanto o diesel comum é 36ºC.

O número de cetano dele é 40, mais baixo do que os outros tipos, e sua cor é amarelada. 

  • Biodiesel

Enquanto o óleo diesel tradicional é feito através do refinamento de petróleo, que é um recurso finito e cada vez mais escasso, o biodiesel é uma alternativa mais sustentável ao diesel tradicional. Ele pode ser refinado de recursos renováveis, incluindo subprodutos de outras indústrias, como óleos de soja ou gordura animal de restaurantes, por exemplo.

Como o Biodiesel é um combustível mais delicado e pode causar problemas mais facilmente, é preciso ter muito cuidado e atenção ao utilizá-lo em geradores de energia, mas é possível fazê-lo como alternativa ao diesel original.

É comum que o biodiesel seja adicionado no diesel para fazer parte de sua composição e a quantidade varia de acordo com a legislação.

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